A ERS procede à publicação de novos resultados da avaliação da qualidade na dimensão Excelência Clínica no âmbito do SINAS@Hospitais

2012/11/15
A Excelência Clínica é a única dimensão da qualidade avaliada pelo SINAS@Hospitais que tem os seus resultados atualizados bianualmente. Os resultados agora divulgados reportam-se a episódios com alta entre Janeiro e Dezembro de 2011, e refletem o resultado do cálculo de indicadores selecionados no âmbito de procedimentos e patologias específicas, no contexto de Acidente Vascular Cerebral, Cirurgia de Ambulatório, Enfarte Agudo do Miocárdio, Ginecologia, Obstetrícia, Ortopedia e Pediatria.

Neste ciclo em concreto, dos 89 estabelecimentos que se submeteram a avaliação nesta dimensão, 84% demonstraram cumprir com os critérios de qualidade exigidos pela ERS, tendo obtido a Estrela do primeiro nível de avaliação.

No que respeita ao segundo nível de avaliação, a publicação de resultados sob a forma de rating tem por objetivo mostrar a distribuição dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde por níveis de qualidade de forma clara e objetiva.

Para a determinação do posicionamento de cada prestador no rating são utilizadas metodologias estatísticas que permitem determinar se o valor observado em cada estabelecimento diverge significativamente de um valor de referência. Não havendo diferenças estatisticamente significativas entre o valor observado e o valor de referência, os estabelecimentos são posicionados no nível de qualidade II.

De salientar que se publica agora os primeiros resultados da área de Cirurgia de Ambulatório calculados após a revisão dos indicadores.
 
Rua S. João de Brito, 621 L 32
4100-455 Porto
222 092 350 [NOTA]
fax: 222 092 351
9h - 12h30 / 14h - 17h30
Call-Center: 9h - 17h30