Cuidados de Saúde a Portadores de Diabetes Mellitus

2011/05/17
A Entidade Reguladora da Saúde realizou um estudo dedicada à avaliação da qualidade dos cuidados prestados a portadores de Diabetes Mellitus, em conjunto com um painel de peritos na área.
 
Para além do contributo solicitado a entidades e personalidades de relevo no sector, a metodologia adoptada passou pela elaboração de um questionário, remetido a todos os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e Hospitais do sector público.
 
O questionário foi dividido em quatro grandes áreas consideradas de interesse primordial: especificidade da oferta, equipamento clínico disponibilizado, cuidados e orientações complementares existentes e abertura à comunidade.
 
A elevada percentagem de entidades respondentes (na ordem dos 80%) permitiu a caracterização da situação em todas as regiões de Saúde do País.
 
As principais conclusões do estudo apontam para lacunas no ensino para a saúde, deficiências nos sistemas de comunicação inter-institucionais, escassez em termo da diversidade dos cuidados prestados e falhas no cumprimento de directivas da DGS.
 
Nesse sentido, a ERS recomenda a uniformização dos procedimentos de registo e partilha de informação, maior investimento na prevenção da doença, através da institucionalização e sistematização do processo de educação para a saúde, contratualização com profissionais nas áreas de Nutricionismo, Podologia, Fisioterapia ou Motricidade, entre outros, e maior rigor na verificação do cumprimento das Normas e Circulares da DGS.
 
Consultar EstudoEstudo
 
 
Rua S. João de Brito, 621 L 32
4100-455 Porto
222 092 350 [NOTA]
fax: 222 092 351
9h - 12h30 / 14h - 17h30
Call-Center: 9h - 17h30