
Webinar "Direito à Reclamação: o papel e importância dos profissionais de saúde"
26 NOV’24
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) realizará no próximo dia 26 de novembro (terça-feira), a sessão de esclarecimentos Direito à Reclamação: o papel e importância dos profissionais de saúde, dirigida principalmente aos profissionais de saúde enquanto intervenientes diretos no processo de tratamento de reclamações, em formato webinar.
A ERS, para além de intervir pela garantia do direito à reclamação e correta tramitação dos processos, desenvolve, adicionalmente, ações de informação, orientação e apoio ao setor regulado.
Este webinar destaca o papel e importância dos profissionais de saúde, e tem como objetivos:
- fornecer uma visão detalhada sobre a garantia do ato de reclamar: obrigações dos prestadores de cuidados de saúde e o papel dos profissionais de saúde;
- contribuir para a garantia da conformidade da atuação dos prestadores, através dos contributos dos profissionais de saúde;
- promover um diálogo construtivo entre participantes, destacando o impacto e influência da reclamação na promoção da melhoria contínua do funcionamento dos prestadores;
O plano da sessão contemplará ainda uma parte dedicada ao esclarecimento de dúvidas e à partilha de experiências, em formato de “mesa-redonda”, que contará com a presença de representantes de uma associação pública profissional, de prestador de cuidados de saúde, de associação de profissionais do setor da saúde e da Academia, potenciando-se um momento efetivo de participação e interação.
O webinar Direito à Reclamação: o papel e importância dos profissionais de saúde será transmitido através da plataforma eletrónica StreamYard e em canal aberto através das plataformas de YouTube e LinkedIn da ERS.
A participação na sessão é gratuita.
Note que, se pretender emissão de certificado de participação, terá de efetuar a inscrição prévia através do formulário disponível aqui, bem como assistir ao evento através da plataforma associada à inscrição (StreamYard).
Após inscrição, receberá confirmação com link de acesso ao evento.
A sessão será objeto de gravação e de posterior divulgação no sítio da ERS na Internet e nas restantes plataformas descritas acima.
Direito à Reclamação
O papel e importância dos profissionais de saúde
Dirigido a todos os profissionais de saúde enquanto intervenientes diretos no processo de tratamento de reclamações, e aos demais interessados na tramitação de reclamações, sugestões e elogios junto da ERS.
HORA DE INÍCIO: 09:30
DURAÇÃO: 3:30 H
INTERVALO: 15 MIN.
TEMAS
- Garantia do ato de reclamar, resposta ao reclamante e alegações à ERS: obrigações do prestador e o papel do profissional de saúde;
- Competências e intervenção regulatória mais recente da ERS;
- Conteúdos informativos e de apoio aos profissionais de saúde, na análise às reclamações.
ORADORES E PARTICIPANTES
Departamento do Utente da ERS:
Ana Sofia Silva
Miguel Carvalho
Teresa Santos
Professor Doutor João Eurico Cabral da Fonseca
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Dr.ª Fátima Candoso
Gabinete do Cidadão do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E.
Professor Doutor João Aquino
Ordem dos Médicos Dentistas
Professora Doutora Eunice Henriques
Associação Portuguesa de Enfermeiros


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