Webinar "Uniformizar a tipificação para
eficiência e melhoria contínua na gestão das reclamações"
10 ABR’25
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) realizará no próximo dia 10 de abril (quinta-feira), a sessão de esclarecimentos “Uniformizar a tipificação para eficiência e melhoria contínua na gestão das reclamações”, dirigida principalmente aos profissionais com intervenção direta e indireta no processo de tratamento de reclamações, em formato webinar.
A ERS, para além de intervir pela garantia do direito à reclamação e correta tramitação dos processos, desenvolve, adicionalmente, ações de informação, orientação e apoio ao setor regulado.
Este evento será o primeiro de vários webinars dirigidos aos prestadores de cuidados de saúde, sobre a tipificação de processos de reclamação, no âmbito da submissão e tratamento de reclamações, elogios e sugestões pelo prestador e pela ERS.
O webinar destaca o papel e importância da correta tipificação dos processos de reclamação para a eficiência e melhoria continua, e tem como objetivos:
- garantir a correta submissão e tramitação das reclamações por parte dos prestadores;
- garantir a atuação uniforme dos prestadores no ato de tipificar;
- contribuir para uma melhor qualidade na análise das reclamações, elogios e sugestões por parte dos prestadores;
- promover um diálogo construtivo entre participantes.
O webinar “Uniformizar a tipificação para eficiência e melhoria contínua na gestão das reclamações” será transmitido através da plataforma eletrónica StreamYard e em canal aberto através das plataformas de YouTube e LinkedIn da ERS.
A participação na sessão é gratuita.
Note que, se pretender emissão de certificado de participação, terá de efetuar a inscrição prévia através do formulário disponível aqui, bem como assistir ao evento através da plataforma associada à inscrição (StreamYard).
Após inscrição, receberá confirmação com link de acesso ao evento.
A sessão será objeto de gravação e de posterior divulgação no sítio da ERS na Internet e nas restantes plataformas descritas acima.
Uniformizar a tipificação para eficiência e melhoria contínua na gestão das reclamações
Dirigido a todos os prestadores de cuidados de saúde principalmente aos profissionais com intervenção direta e indireta no processo de tratamento de reclamações.
HORA DE INÍCIO: 10:00
DURAÇÃO: 2:30 H
INTERVALO: 15 MIN
TEMAS
- Competências e intervenção regulatória mais recente da ERS;
- Garantia do ato de reclamar e obrigações dos prestadores na submissão e tratamento de reclamações, elogios e sugestões;
- Tipificação na ótica da ERS;
- Tipificação na ótica dos prestadores – vertente prática;
- Conteúdos informativos e de apoio aos profissionais envolvidos direta e indiretamente no processo de tratamento de reclamações.
ORADORES
Departamento do Utente da ERS:
Inês Bastos
Teresa Santos


222 092 350


Rua S. João de Brito, 621 L32
4100-455 Porto