Este site poderá não funcionar corretamente com o Internet Explorer. Saiba mais

Comportamento preditivo na saúde – a inteligência artificial na apreciação de reclamações pela ERS


25/10/2022

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) informa que no âmbito das suas competências desenvolveu, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o projeto “Comportamento Preditivo na Saúde”, que visa a apreciação de reclamações privilegiando técnicas de análise associadas a modelos de inteligência artificial.
Atualmente, a ERS gere as reclamações através de um processo diário de seleção, leitura e apreciação de reclamações, que tem como requisito a sua ordenação e priorização de acordo com a gravidade dos factos reclamados. Promove também a análise transversal de tendências no comportamento do setor regulado, através da identificação de múltiplas reclamações associadas entre si.


É neste âmbito de recolha de grandes volumes de dados relativos à apreciação de reclamações, que a Inteligência Artificial (IA) surge como um importante instrumento de apoio à análise e tomada de decisão. Sem prejuízo do automatismo já existente, este projeto permitirá evoluir através de novos mecanismos que permitam obter uma triagem assertiva das reclamações recebidas e garantir a qualidade na sua priorização para análise.


Este projeto - Comportamento preditivo na saúde – a inteligência artificial na apreciação de reclamações pela ERS - irá criar um processo automático para extração de informação de reclamações através de métodos de IA, nomeadamente a análise de linguagem natural, para automatizar a criação de informação estruturada. Irá, ainda, aplicar métodos de IA para a criação de modelos de aprendizagem automática para classificação automática de reclamações e comunicações relacionadas; criar, com recurso à inteligência artificial, modelos de identificação e análise automática de padrões e tendências na atuação dos prestadores de cuidados de saúde dada a perceção dos utentes; disponibilizar ferramentas de exploração dos modelos de Inteligência Artificial para análise de correlações entre dados decorrentes de diversas fontes internas de informação da ERS (nomeadamente, reclamações, ações de fiscalização, processos de licenciamento e procedimentos administrativos) e/ou organizados por tipologia de cuidados, natureza dos prestadores, região, entre outras relações que possam emergir em fase de análise, entre outros. Irá também otimizar os processos internos e metodologias de trabalho da ERS, melhorando a eficácia e eficiência no tratamento das reclamações.

Este projeto foi financiado e enquadrado no COMPETE 2020, no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, pelo montante de 297.516, 96 EUR, dos quais 169.435, 91 EUR são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, concretamente, o Fundo Social Europeu.
Mais informação poderá ser consultada em: https://www.ers.pt/pt/projetos/projetos-cofinanciados/comportamento-preditivo-na-saude/

 


Partilhar