Este site poderá não funcionar corretamente com o Internet Explorer. Saiba mais

Informação de monitorização sobre tempos de espera no SNS no ano de 2021 e 1º semestre de 2022


12/12/2022

No seguimento das recomendações recentemente emitidas pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) em matéria de cumprimento dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG), publicam-se as informações de monitorização sobre os tempos de espera no Serviço Nacional de Saúde (SNS) relativas a 2021 e ao primeiro semestre de 2022.
Os resultados da mais recente monitorização apontam para num aumento da taxa de incumprimento dos TMRG para as cirurgias cardíacas e oncológicas, e para um aumento do número de utentes em lista de espera para cirurgia transversal a todas as áreas analisadas, face ao primeiro semestre de 2021.
Relativamente às consultas, em todas as áreas analisadas foram obtidas, para o primeiro semestre de 2022, percentagens de incumprimento superiores às registadas no primeiro semestre de 2021, e aumentos muito significativos no número de utentes em lista de espera para primeira consulta hospitalar.
Quanto aos cuidados de saúde prestados ao nível CSP, no primeiro semestre de 2022 apuraram-se taxas de incumprimento dos TMRG entre 15,2% e 21,9% nas consultas no domicílio e entre 2,9% e 10,4% nos pedidos de renovação de medicação.

Os documentos integrais com as informações da monitorização estão disponíveis:

- Informação de monitorização sobre tempos de espera no SNS no ano de 2021;

- Informação de monitorização sobre tempos de espera no SNS no 1.º semestre de 2022.


Partilhar