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Reclamações em números

Reclamações, sugestões e elogios com ocorrência no ano de 2023, por tipologia de prestador

Com internamento

Sem internamento



Temas dos processos com ocorrência no ano de 2023, por tipologia de prestador

TEMAS Púb. c/ Int. Púb. s/ Int. Priv. c/ Int Priv. s/ Int Soc. c/ Int Soc. s/ Int
Acesso a Cuidados
de Saúde
9,5% 37,1% 1,7% 3,7% 5,7% 13,0%
Cuidados de Saúde e
Segurança do Doente
18,2% 10,7% 17,6% 17,7% 26,7% 21,3%
Focalização no Utente 18,2% 10,7% 6,7% 8,2% 12,6% 16,2%
Instalações e Serviços Complementares 2,9% 1,9% 1,5% 1,7% 4,5% 2,4%
Procedimentos
Administrativos
10,7% 18,2% 14,7% 20,7% 12,1% 16,8%
Questões Financeiras 2,1% 0,3% 25,3% 19,3% 4,9% 3,2%
Tempo de Espera 17,4% 2,9% 8,4% 8,1% 6,5% 7,4%
Outros Temas 1,2% 1,5% 3,9% 5,0% 3,6% 5,6%
Elogio 18,9% 16,2% 19,7% 14,8% 23,2% 14,1%
Sugestão 0,9% 0,5% 0,5% 0,7% 0,2% 0,0%

 

 

Resultado de decisão de processos com ocorrência no ano de 2023

Apensação a processo já em análise pela ERS (≠REC) - 8,7%
Encaminhamento para entidade externa - 0,9%
Originou a abertura de novo processo de inquérito/ contraordenação - 0,1%
Proposta de mediação de conflitos - 0,003%
Resolução da situação /Garantia de medidas corretivas - 7,5%
Terminado por não se justificar a intervenção adicional - 47,3%
Terminado (elogios, reclamações repetidas, com anonimato, desistência da queixa, não colaboração do exponente e fora das atribuições da ERS) - 35,5%

 


Pedidos de esclarecimento dos reclamantes sobre os seus processos de reclamação

 

Entidades com reclamações, elogios e sugestões com ocorrência em 2023, sem qualquer ponderação ou rácio quanto à dimensão dos estabelecimentos, produção ou população alvo (alínea c) do n.º 1 do artigo 27.º dos estatutos da ERS, aprovados em anexo ao Decreto-Lei n.º 126/2014, de 22 de agosto) 

Download da Tabela

 

Nota: A denominação REC inclui reclamações, elogios e sugestões.

Pode também consultar a área reclamações e os relatórios do Sistema de Gestão de Reclamações da ERS.