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Reclamações

Nesta área, encontra informação e formulários para poder exercer o seu direito a reclamar, caso entenda que um estabelecimento prestador de cuidados de saúde não atuou de forma adequada. Através dos formulários, pode também apresentar uma sugestão ou um elogio.

As reclamações, sugestões e elogios podem ser apresentadas através do preenchimento do livro de reclamações em formato físico, em formato eletrónico quanto a prestadores do setor privado, social e cooperativo, e diretamente à ERS, por carta ou através do formulário disponível nesta página.

Previamente à apresentação da sua reclamação, saiba quais os seus direitos e deveres na apresentação de uma reclamação , e saiba como deve reclamar, consultando o folheto informativo e as perguntas frequentes com informação útil para melhor exercer o seu direito a reclamar.

Nesta área, pode ainda aceder a informação sobre o estado em que se encontra uma reclamação, sugestão ou elogio (processo REC).

É, também, disponibilizada informação estatística quadrimestral, individualizada e comparativa sobre processos REC monitorizados pela ERS. Os dados disponibilizados têm por base a informação recolhida através do Sistema de Gestão de Reclamações (SGREC) da ERS.

 

 

RECLAMAR

Escolha apenas uma das seguintes opções, para apresentar a sua reclamação, sugestão ou elogio. Atenção! Só pode optar pelo livro de reclamações eletrónico para estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde do setor privado e social.

Tome nota da referência atribuída ao seu processo depois de submetido. Essa referência será necessária para enviar informações adicionais ou consultar o estado do processo.

Reclamar diretamente à ERS
Livro de reclamações eletrónico

 

 

 

CONSULTAR

Consulte a fase em que se encontra o seu processo de reclamação. Consulte ainda informação estatística das reclamações, sugestões e elogios (processos REC) monitorizados pela ERS.



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Reclamações em números